sexta-feira, junho 09, 2006

09 Junho 2006 - Dia 25


















Fico muito satisfeito com duas das três apresentações dos trabalhos de grupo, porque sinto realmente que há aqui alguns alunos que estão a perceber o conceito por detrás da construção em terra. Claro que eles não são a maioria, mas isso pode não ser grave. A maioria destes alunos tem muitas dificuldades de concentração e “pouca vocação para a aprendizagem teórica”, pelo que aprendem com muito mais facilidade pela via empírica, no terreno, do que com qualquer tipo de explicação teórica ou esquematização, por muito redutor ou impeditivo de outros voos que isso possa ser. Daí que o facto de haver dois ou três alunos que dominam minimamente estes conhecimentos pode ser suficiente para criar uma dinâmica de grupo e para poder delegar neles uma espécie de responsabilidade de co-pedagogia. Sobretudo quando entrarmos na fase da construção em terra porque, com o tempo a correr, o plano é ter sempre uma equipa a produzir BTC e outra na obra de taipa, em esquema rotativo, e se já presentemente não sei como me poderei desdobrar mais, nessa altura vai ser bom ter alguns alunos que possam ficar encarregados por cada uma das unidades, deixando-me tranquilo com a competência dos trabalhos, para eu poder dar apoio a ambas, que estão em pontos distantes um do outro.
De resto é por esta sobrecarga de trabalho que este blog tem estado parado, mais do que por problemas de internet…
Da parte da tarde, como não há matéria teórica para o momento e como não me parece de qualquer interesse começar a abordagem à taipa ou ao BTC numa sexta-feira à tarde, numa aula de apenas duas horas e meia, é declarada a dispensa, como corolário das apresentações dos trabalhos de grupo.
Rumo a Maputo.
Hoje começa o mundial de futebol, e vou ver o jogo inaugural a uma tasca de Maputo – o Xima – frequentada exclusivamente por moçambicanos, e com um ambiente agradável. Mais uma vez, ao fim de alguns minutos e algumas Laurentinas já se conhece quase toda a gente do bar e os africanos assaltam-me com comentários ao desempenho da selecção portuguesa, mostrando que, se se quer realmente saber algo sobre o mundo do futebol português, o melhor sítio a onde ir será, porventura, uma das ex-colónias…!

Sem comentários: