terça-feira, maio 09, 2006

09 Maio 2006 - Dia 01
























































Primeira aula, um dia depois do previsto, o que já não é mau, tendo em conta a situação que encontrámos quando cá chegámos…
Quando chegamos à sala – que ontem conseguimos tomar de assalto, a muito custo, para as nossas aulas teóricas - não temos carteiras, nem giz, nem apagador, como tinha ficado prometido…
A desorganização e a falta de rigor e de noção de prazos e de tarefas para cumprir é tão grande que, por estes dias, me sinto como se sentirá um suíço em terras lusas…
Mas rapidamente me agarro às origens lusas e, à medida que os alunos vão chegando a pouo e pouco, vou enviando um par deles às salas que estão em intervalo para saquearem carteiras desocupadas. A partir deste momento, até ao final do curso, em Agosto, nunca poderei deixar a sala sem a trancar com o cadeado, sob risco de perder carteiras, giz e apagador (também saqueado). Afinal, África é um continente selvagem, ou não é assim?
Ao longo do início da manhã os alunos chegam e rapidamente são doze.
Introdução do curso, apresentações, as (in)formalidades do costume…
E uma abordagem às características gerais da construção – as partes constituintes de um edifício e sua caracterização.
Depois, introdução ao estudo dos materiais.
Fixou-se o horário das aulas da seguinte forma:
07h30 – 09h30
10h00 – 12h30
14h30 – 16h30
Acordar às 6h30 é um novo desafio para um profissional liberal, arquitecto por conta própria, sempre romanticamente convencido de que o trabalho nocturno rende mais e é mais inspirador.
Agora acordo à hora a que antes me deitava muitas vezes…
Enfim, já que aqui a lua cresce sem mentir, o sol brilha a Norte e a água gira ao contrário nos ralos, porque é que não hei-de inverter todos os resquícios de hemisfério norte…?


Há alguns alunos do curso profissional de construção civil que virão frequentar algumas aulas teóricas do nosso curso, desde que não coincida com o horário deles.
O curso deles não é muito evoluído e, de facto, a própria habilitação dos professores deixa muito a desejar.
Mas alguns são interessados e ambiciosos, o que é uma boa combinação.

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