segunda-feira, maio 15, 2006

15 Maio 2006











































A manhã toda ocupada com a revisão de tudo o que foi ensinado até agora.
Constata-se, de facto, que a ausência de questões ou dúvidas na sala não tem rigorosamente nada a ver com ausência de compreensão, mas apenas com o verdadeiro significado da palavra “sim”.
Quando não percebem algo, os alunos continuam a dizer que “sim”.
Mais arrepiante torna-se o novo contexto em que as afirmações de conteúdo negativo são validadas. Exemplo:
- Percebeste tudo?
- Sim.
- Não tens dúvidas?
- Sim.
Ora, qualquer lusófono mais desprevenido pensaria uma de três coisas: não percebeu a pergunta / está a gozar comigo / é maluquinho…
Mas não! Trata-se da validação da minha afirmação. Ou seja, ao perguntar “Não tens dúvidas?” o aluno responde “Sim” para validar a minha frase “NÃO tens dúvidas”. Querendo, portanto, através de um “sim”, dizer, de facto, “não” – algo do tipo: SIM, é verdade que NÃO tenho dúvidas.
Parece complicado? Experimentem ensinar métodos de cálculo de volumes, com conversão de unidades e expoentes da unidade a alunos que quase só falam Xangana e Ronga, para verem o que é realmente difícil…
È o que farei amanhã…
Pela tarde criámos uma eira, para termos uma plataforma de trabalho para fazer argamassa e betão, e para misturar a terra para a taipa. Fizemos uma plataforma em argamassa de cimento e areia (1:5) com cerca de 2m de diâmetro, entre o local onde temos os montes de terra, pedra, gravilha e areia e a área de implantação do edifício a construir.
Em seguida fizemos os estribos para a armadura da viga de fundação. O encarregado da serralharia nunca mais executa o trabalho, e cada vez que lhe peço para se despachar, diz-me que precisa de mais um disco de corte, que cada dia tem um preço diferente (sempre para mais, claro) e de dinheiro para o transporte para o ir comprar e mais isto, e mais aquilo… Decidimos, então, que até é vantajoso, pedagogicamente, serem os próprios alunos a dobrarem os varões para fazerem os estribos.
Vamos utilizar uma armadura muito suave, de apenas dois varões de 8mm, estribados com varão de 6mm. A viga terá uma secção de 20x50cm, uma vez que as paredes terão 40cm de largura e, consequentemente, o muro de embasamento será de igual espessura.

Sem comentários: