terça-feira, agosto 01, 2006

01 Agosto 2006 – Dia 61




















































































































































A primeira coisa que hoje me vem à cabeça é que estamos em Agosto, o mês em que, ao contrário do que me apetece neste momento, tudo terminará...
Depois disso, é a obra. Continua-se com as fundações nas i.s., com a colocação da armadura da viga e a betonagem até à cota prevista, inicia-se os pilaretes do terraço anterior, com BTC mais estabilizados, usa-se todos os desperdícios de betão e argamassa para, à semelhança do que foi feito nos muretes de fundação do início da obra, se preencher os fracos blocos de betão para os reforçar, coloca-se os blocos de canto no embasamento dos muros das i.s., assim que a viga está minimamente seca, afina-se os níveis desses cunhais e deixa-se à espera para continuar amanhã.
Entretanto a Teresa regressou de Inhaca, de espírito cheio e com imagens que me fazem ansiar pela minha desejada viagem através deste enorme e belo país.
Os furos deixados pelas agulhas de taipal estão tapados, e começamos com os preparativos para o reboco – limpeza de poeiras, criação de rugosidade para aderência, e aplicação da primeira camada, ou salpisco.
Um grupo de alunos do curso de electricidade vem, a nosso pedido e com a concordância do professor, estudar a viabilidade e as exigências de executarem a instalação eléctrica da casa.
Isto seria óptimo. Para eles, porque é uma experiência real; para os nossos alunos, porque podem presenciar um outro tipo de intervenção num edifício, e aprenderem com isso; e para nós, porque garantimos a instalação no edifício, para que ele fique dotado das condições desejáveis.
Tudo isto é executado em ritmo intenso, com uma escrupulosa divisão de tarefas em equipas de trabalho simultâneo e complementar. Isto começa quase a parecer uma obra a sério, o que me faz ter boas expectativas sobre o grau de preparação destes alunos, sobretudo dos encarregados, que têm a difícil tarefa de fazer todas as peças encaixarem.

Sem comentários: