terça-feira, julho 04, 2006

04 Julho 2006 - Dia 42
















































A taipa continua bem e o BTC em produção regular – 150 blocos hoje.
E continua a mudança dos blocos da cura húmida para a cura seca. No dia 14 de Julho já teremos os primeiros prontos para usar na obra, se nos regularmos pelo prazo mínimo admissível para a cura seca, que é de duas semanas – o ideal seria 3.
Depois de almoço, o aluno mais novo do grupo aparece lavado em lágrimas, a coxear pesadamente, e diz ter partido o pé num buraco que pisou. Lembro-me imediatamente do meu tornozelo que ficou naquela pista de snowboard, precisamente quando andava por França a estudar estas coisas da construção com terra, e sinto um breve arrepio na articulação…! Pego no aluno, ponho-o num carrinho de mão e levo-o nessa ambulância de ocasião até ao centro de saúde, perante o riso de todos os que se cruzam connosco e os gemidos do passageiro.
O meu palpite de que seria apenas um caso de entorse verifica-se, felizmente, e acompanho-o a casa para que fique a descansar e em repouso o resto do dia.
De volta à obra, toda a gente se congratula pela maior beleza da taipa com este novo pó-de-pedra, e até a maior facilidade do apiloamento, por comparação com a mistura anterior. O que por aqui chamam de pó-de-pedra é, na realidade, uma gravilha do tipo bago de arroz. Mas esta nova tem mesmo algum pó-de-pedra (tipo litopone) que vem misturado, provavelmente da própria trituração, o que lhe dá uma granulometria mais distribuída e uma compactabilidade melhor, permitindo maior densidade, para além de ser, subjectivamente, de resultado bastante mais bonito.

Sem comentários: