quarta-feira, junho 21, 2006

21 Junho 2006 - Dia 33









Primeiro dia de Verão em M'boene (como por cá se chama a Portugal) e, por cá, Inverno diferente dos lusos.
Trocam os grupos, e a explicação demorada e cuidada da produção de BTC repete-se, após o que este grupo consegue produzir 131 BTC e crivar terra e deixar uma mistura seca para o dia seguinte. Fiquei muito bem impressionado com a forma como este grupo conseguiu organizar-se, estudar os pontos onde era preciso estar alguém, quantas pessoas em cada posto, com que ritmo, e com que sequência. Pouco acrescento às decisões que tomaram durante a minha ausência do local, enquanto estava a acompanhar a taipa.
O grupo da taipa também se esforça em produzir, se bem que ainda se nota mais preocupação em fazer depressa (e mais do que o grupo anterior…) do que em fazer bem e com cuidados.
E hoje houve mais um jogo da selecção portuguesa, desta vez contra o México, e há dois canais de televisão em Moçambique que transmitem os jogos do mundial, e ambos optaram por transmitir o Angola – Irão, coisa que não só me parece estranha, como pouco inteligente, do ponto de vista da captação de audiências… Seja como for, lá se continuou a aula de hoje até ao final e pedimos um rádio emprestado, para ouvirmos o relato da RDP África enquanto batíamos taipa. E ganhámos de novo. Estamos nos oitavos de final. É desta que o Sebastião volta!A taipa durou até para lá do pôr-do-sol, após o que os resistentes se juntaram à porta da casa cá do bairro que vende umas Laurentinas à conversa. Estes momentos são especiais e, para aqueles que começarão já a ficar com a impressão de que a Laurentina está muito presente neste curso, devo dizer que é precisamente nestes momentos que tudo é mais enriquecedor, e que consigo desvendar as aspirações dos alunos, as verdadeiras opiniões sobre o que andamos a fazer e sobre o ritmo e sequência dos trabalhos. Nesta atmosfera mais descontraída de Laurentina na mão e sentados no chão à conversa, é gratificante a sinceridade com que falam deles e do que esperam de tuo isto, assim como é um bom momento para, nessa descontracção, colocarem todo o tipo de questões que não surgem no período de aulas, quer por intimidação, quer por falta de pertinência, quer por nem haver tempo para tal. E, no final de contas, já que ando com vida de pedreiro (até no bronzeado, para mal dos meus pecados…) que o seja até às partes agradáveis. Se aqui não há minis (as tais mines lá do Alentejo onde assentei arraiais nestes últimos tempos) beba-se uma Laurentina de 550ml. Automi adzivi adziamaxwéne!

Sem comentários: