terça-feira, junho 20, 2006

20 Junho 2006 - Dia 32

É preciso não esquecermos que é Inverno, por estas paragens!
Apesar de esta estação ser seca e as chuvas caírem no verão, hoje o céu chorou, como no tema do Elmore James, e a taipa ficou em ritmo lento.
Entretanto, tal como previsto, dividi os alunos em dois grupos, um que trabalhará na taipa e outro no BTC, e eu a correr entre os dois locais a tentar dar apoio às duas frentes.
A ideia é de dividir por ambos os grupos os alunos menos interessados ou trabalhadores, e também os mais valorosos e aplicados, de forma a ter dois grupos de igual potencial, com elementos que ganharam (e de que maneira!) a minha confiança, a liderar cada um deles.
Mas, por causa da tal chuva, a parte da taipa decorre com algumas dificuldades...
Na frente BTC, fazemos uma série de blocos de ensaio de procedimento, calmamente, para optimizarmos a organização e o desempenho da linha de produção.
O dia foi de estudo paulatino, para que os vários dias de produção que se avizinham sejam mais rentáveis, e para que os alunos fiquem bem conhecedores dos métodos de produção e dos próprios BTC, e também para que eles possam vir a ser mais autónomos nesta linha, para eu poder estar mais presente na taipa, que é bem mais complicada e com muito mais imprevistos e variáveis.
Eu não sei bem se já expliquei aqui, mas a obra, onde estamos a fazer taipa, é junto à casa onde estou alojado – aliás, é literalmente a três metros da janela do meu quarto – e a produção de BTC decorre num armazém na zona da escola profissional, a uns 300m de distância, sem visibilidade entre estes dois pontos, o que faz com que eu tenha de andar sempre para um lado e para o outro a ver se está tudo a correr bem e a esclarecer dúvidas e a corrigir erros – alguns tarde demais, mas isso também faz parte.
Depois da abordagem meticulosa à produção de BTC, estiveram a crivar alguma terra para a estenderem no interior do armazém, a secar, porque estava demasiado molhada pela chuva para se trabalhar com ela. Depois disso, até ao final da jornada, o grupo ainda consegue produzir 21 blocos em cerca de 40 minutos. Não é nada mau para quem começa e, sobretudo, com uma prensa que não permite grande rapidez de produção. Penso que, com prática, poderão produzir uns 300 BTC por dia, se incluirmos neste dia de 8h de trabalho a crivagem de terra, a mistura a seco e a húmido, a prensagem, o armazenamento e a crivagem e mistura a seco para no dia seguinte se começar logo com a prensagem no início do dia. Vamos ver…
O grupo da taipa esforçou-se bem debaixo da chuva persistente (não mais do que eles) e conseguiu concluir o primeiro troço da primeira fiada, entre os dois vãos dos alçados opostos, perfazendo toda a empena e os dois cunhais.

Sem comentários: